Amamentar não é algo automático, nem mágico, como muitas vezes podemos pensar durante a gravidez: este ato requer muito aprendizado e prática.
por isso é importante que as mulheres nessa fase possam se preparar com cursos direcionados e contar com o apoio de familiares e profissionais que prestem assistência e ajuda nos momentos de dificuldades com a amamentação.
A amamentação é uma prática com reconhecidos benefícios nutricionais, imunológicos, cognitivos, econômicos e sociais, que proporciona muitas vantagens à criança, mãe, família e a sociedade em geral. Contudo, para que tais benefícios sejam aproveitados em sua plenitude, o bebê deve ser amamentado apenas com o leite materno até o sexto mês de vida, e após, introduzir alimentos saudáveis e manter a amamentação até 2 anos ou mais (OMS, 2001).
Muitas mulheres relatam dificuldades durante o processo de amamentação ainda na internação hospitalar, e essas dificuldades se estendem nos primeiros dez dias pós-parto. Essas dificuldades fazem com muitas mães desistam de amamentar e introduzam precocemente outros tipos de leite para amamentar seus bebês.
Porém com conhecimento, toda e qualquer mulher pode superar as dificuldades encontradas nessa fase